IRPJ 2024: Quem Deve Declarar, Como Declarar, Restituição

O IRPJ 2024 é muito importante e deve ser declarado pelas empresas, mas sempre há dúvidas com relação a esse tributo. Sendo assim, conheça abaixo todas as informações úteis e necessárias referentes ao IRPJ 2024.

IRPJ 2024
IRPJ 2024

IRPJ 2024

O IRPJ 2024 – Imposto de Renda Pessoa Jurídica é um dos tributos que deve ser pago pelas empresas, por isso é essencial que ele seja recolhido de modo certo e em dia.

Afinal de contas, o não cumprimento dessa obrigação fiscal acarreta em multa e pode gerar muita dor de cabeça para o dono da empresa.

Veja como consultar o Imposto de Renda 2024

Quem Deve Declarar o IRPJ?

De maneira geral, todas as empresas que tenham CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ativos devem fazer o pagamento desse imposto, porém há algumas exceções.

Sendo assim, algumas organizações recreativas, filantrópicas, cientistas e culturais são consideradas isentos desse IRPJ 2024.

Além disso, algumas profissões são isentas como é o caso:

  • Veterinários;
  • Dentistas;
  • Pintores;
  • Jornalistas;
  • Escritores;
  • Professores;
  • Etc.

A relação completa das profissões que não precisam pagar o imposto de renda pessoa jurídica está disponível no site do planalto.

No caso de trabalhadores que atuam como empresários individuais, a declaração MEI 2024 pode ser o substituto, caso esteja firmado como empresário individual.

A declaração como empresário individual, entretanto, não isenta o contribuinte de entregar a sua declaração do IRPF 2024.

Como Declarar o IRPJ 2024?

Fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica é bem simples, basta que você siga o passo a passo abaixo. Confira:

  • Entre no site oficial da receita Federal e baixe o programa Gerador da Declaração;
  • Instale o programa no seu computador e faça o login usando as suas informações pessoais;
  • Preencha todos os dados solicitados. Lembrando que você deve detalhar gastos da empresa, bem como o lucro obtido por ela durante o ano base.

Como Pessoas Jurídicas Inativas Declaram o IRPJ?

São vistas como pessoas jurídicas inativas todas aquelas empresas ou organizações que não exercem mais atividades operacionais financeiras no ano base da declaração do Imposto de Renda 2024.

Então, é natural que surja uma dúvida muito comum: mas como elas fazem a declaração sendo inativas?

Nesse caso, é obrigatório enviar uma declaração simplificada da pessoa jurídica, o que é feito da seguinte maneira:

  • Entre no site oficial da Receita Federal;
  • Preencha o seu CNPJ e os demais dados solicitados;
  • Finalize clicando em “confirmar”.

Feito isso, você já terá feito uma declaração simplificada que está informando sobre a inatividade da sua empresa. Logo, não é necessário mais se preocupar com o Imposto de Renda.

Tabela com Cronograma IRPJ 2024

Até o presente momento a tabela com o cronograma IRPJ 2024 ainda não foi divulgada pela Receita Federal.

Entretanto, a movimentação já teve início e é muito provável que nos próximos dias sejam divulgadas as informações com a tabela com o cronograma.

Portanto, fique atento ao site oficial da Receita para ficar a par das informações em tempo real.

Restituição IRPJ

Aquelas pessoas jurídicas que tiverem realizado o pagamento de um valor indevido ou maior que a quantia estipulada pela Receita Federal tem o direito da restituição do Imposto de Renda.

Dessa maneira, basta que seja feito o pedido da restituição e assim terá a devolução da taxa acrescida.

Por esse motivo, fique atento no momento do preenchimento para garantir que você realmente tenha direito e assim possa fazer o pedido da sua restituição.

No mais, você já tem todas as informações da IRPJ 2024 e já pode declarar.

5/5 - (4 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *