Sua declaração está na base de dados da receita federal

Sua declaração está na base de dados da receita federal – A Receita Federal é um órgão governamental que possui o objetivo de administrar os tributos federais, assim como o controle aduaneiro. A Receita também desempenha a tarefa de realizar o combate aos contribuintes que sonegam imposto, pirataria, tráfico de pessoas, drogas e animais, e contrabando.

O Imposto de Renda pago por pessoas jurídicas e físicas é um imposto no qual o contribuinte paga um certo valor referente a sua renda que é arrecadado pelo Governo Federal. Tal imposto pode ser caracterizado como nacional ou regional a depender de sua jurisdição.

O que significa

Dizer o termo “Sua declaração está na base de dados da Receita Federal”, significa que a declaração realizada pelo contribuinte já esteja presente na Receita Federal e tenha chego corretamente, porém tais documentos ainda não se encontram como já analisados.

O que fazer

Durante tal processo não há algo que possa ser feito a não ser esperar que seus documentos sejam analisados, ou você pode estar conferindo em qual situação sua Declaração de Imposto de Renda 2022 se encontra por meio do site da Receita Federal. Caso haja alguma divergência em relação aos dados apresentados, o contribuinte pode fazer o processo de retificação aplicado para a declaração.

A Receita Federal possui um portal onde o contribuinte pode verificar as condições que sua declaração apresenta. Para realizar o acesso no portal, o contribuinte precisa possuir um login cadastrado.

Malha Fina do IR 2021

O termo “Malha Fina” é usado para definir o procedimento que a Receita Federal realiza diante da Declaração do Imposto de Renda 2022, para analisar se o contribuinte não apresentou alguma informação com alguma divergência em sua declaração.

A Receita disponibiliza que o contribuinte possa realizar a retificação da declaração caso tenha apresentado algum dado em divergência, isso é comum pelo fato do contribuinte poder cometer algum erro no momento de realizar a declaração.

A retificação é um procedimento que pode ser realizado para que o contribuinte possa alterar algum dado que esteja incorreto a fim de não ser retido diante da malha fina. Portanto é importante que o procedimento seja realizado o quanto antes.

Como retificar a Declaração de Imposto de Renda

A retificação é um procedimento importante para que os contribuintes possam corrigir erros e não sejam pegos na malha fina IR 2022. Assim, abaixo iremos mostrar qual o procedimento você deve realizar para poder fazer a retificação:

  • Primeiro você deve realizar o acesso do programa em que você realizou a Declaração do Imposto de Renda;
  • A retificação só pode ser realizada utilizando o número presente no recibo adquirido de acordo com a realização da declaração original;
  • No caso de o contribuinte já ter feito alguma alteração na declaração original, o número a ser utilizado deve ser o da retificação realizada mais recentemente;
  • Para fazer o processo de retificação, o contribuinte deverá procurar pela opção “Abrir declaração”, e posteriormente escolher a declaração que precisa retificar.
  • Após, o contribuinte deverá clicar em “Identificação do contribuinte”, e depois selecionar “Declaração retificadora”;
  • Por fim, será necessário informar o número presente no recibo da declaração. Tal número não poderá conter espaços nem pontos;
5/5 - (1 vote)

Deixar uma resposta