O informe de rendimentos INSS 2024 apresenta dados relacionados aos valores monetários movimentados pelo contribuinte no ano base. Dessa forma, esse documento é necessário em algumas ocasiões, como ocorre durante o preenchimento da declaração do imposto de renda, onde ele serve como material de consulta no informa das rendas tributáveis vinculadas a precedência social.
Então, não deixe de conferir os próximos tópicos deste post e saiba com detalhes como você pode emitir o informe ou extrato INSS de rendimentos.
Conteúdo do Artigo
Extrato INSS para Imposto de Renda
Como já mencionamos anteriormente, durante o preenchimento da declaração da Receita Federal, serve de grande valia ter o extrato INSS para imposto de renda 2024 em mãos. Uma vez que este documento possui dados precisos que são necessários no preenchimento da declaração do Imposto de Renda.
Dessa forma, o documento acaba facilitando o informe correto dos dados exigidos na declaração, evitando que o documento enviado caia na malha fina da Receita Federal.
✓ Veja o novo calendário restituição IR 2024
Além dessa utilidade, vale ainda mencionar que o extrato INSS também ajuda a própria Receita Federal a fazer uma melhor fiscalização dos dados emitidos na declaração. Por essa razão, é exigido que a empresa ou instituição faça o envio do extrato dias antes do início do prazo oficial estabelecido para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024.
Como emitir o Extrato INSS
Felizmente os contribuintes tem a possibilidade de emitir o seu informe de rendimento INSS 2024 para por meio da internet. Siga as etapas apresentadas abaixo para emitir o seu informe INSS ainda hoje:
- Entre no site oficial do Meu INSS – inss.gov.br;
- Depois de acessar a página, continue clicando na opção Entrar e em seguida informe os dados que são solicitados para login;
- Já logado no sistema, continue buscando por extrato INSS;
- Em seguida basta selecionar o lápis para entrar o número de meses que você deseja e depois clicar em Baixar PDF.
Também existe a possibilidade de emitir este documento diretamente numa das agências do INSS. Para tal você terá que agendar o atendimento no site do MEU INSS na opção Agendamentos/Solicitações >> Novo Requerimento.
✓ Confira o cronograma para restituição Imposto de Renda 2024
Informe de Rendimento INSS 2024 ONLINE
Você pode emitir o informe de rendimento INSS 2024 diretamente pela internet, consultando pelo site oficial em poucos minutos.
✓ Saiba como consultar imposto de renda 2024
Através da página “Extrato IR”, você consegue emitir seu informe sem precisar fazer cadastrar, pasta ter em mãos:
- Nome do beneficiário
- CPF
- Número do benefício
Veja a seguir como é fácil consultar:
- Acesse a página do “Extrato IR” no site do INSS – por esse link;
- Escolha o ano que deseja emitir o extrato
- digite os dados solicitados
- clique na caixa “Não sou um robô”, complete o desafio da image, caso solicitado, e clique em Consultar;
- Em seguida, basta imprimir o extrato do seu benefício, ou salvar em um arquivo PDF, para consulta diretamente no seu dispositivo.
Emissão do informe de rendimento INSS no banco
Caso você tenha dificuldades para emitir seu extrato pela internet, não é recomendado tentar emitir o extrato pelo banco que realiza o pagamento.
O recomendado, nesses casos, é procurar o atendimento em um dos postos de atendimento da Previdência Social.
Como Declarar Aposentadoria no Imposto de Renda
Quem recebe o valor da aposentadoria pela previdência social precisa ter em mente que essa quantia não é isenta do Imposto de Renda. Isso significa que do mesmo jeito que outros rendimentos, há sim necessidade de declarar a aposentadoria, a não ser que essa quantia seja igual ou inferior a um rendimento anual de R$ 22.847,76.
O valor da aposentadoria é inserido na declaração na secção Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ. Durante a inserção, será preciso informar o CPF/CNPJ da principal fonte pagadora dessa renda, CPF/CNPJ da fonte pagadora, nome da fonte pagadora, rendimentos recebidos de pessoa jurídica e contribuição previdenciária.
Como Declarar Salário Maternidade no Imposto de Renda
No caso de trabalhadoras que se beneficiam do salário maternidade, também existe a necessidade de declarar o benefício.
O valor do auxílio precisa constar na secção de Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ do mesmo jeito que a aposentadoria.