Retificação Imposto de Renda 2024: Como Retificar, Malha Fina

Retificação Imposto de Renda 2024 – Uma das piores situações que o declarante do Imposto de Renda pode observar, é ter a sua declaração jogada na malha fina devido a erros na declaração Apesar de essa ser uma situação ruim, a boa notícia é que existe a opção de fazer a retificação Imposto de Renda 2024.

Fazendo a retificação da declaração do imposto de renda, o cidadão sai da malha fina IR 2024 e evita a aplicação de sanções por parte da Receita Federal. Entenda como você pode corrigir a sua declaração via online, já nos próximos tópicos.

Retificação Imposto de Renda 2024
Retificação Imposto de Renda 2024

Quem Precisa Retificar

A retificação Imposto de Renda 2024 é uma opção reservada a contribuintes que por algum motivo cometeram erros na declaração já enviada. Nesse processo o cidadão tem a chance de corrigir os erros cometidos e enviar o documento novamente para a Receita Federal fazer a avaliação devida.

Evite ter que recorrer a retificação da declaração do Imposto de Renda 2024 tomando cuidado não só com as informações que você pode omitir, mas também com a compatibilidade dos dados informados em relação aos que constam nos recibos enviados a Receita Federal.

Como saber se minha declaração caiu na malha fina?

A melhor forma de descobrir é acompanhar o calendário de restituição do Imposto de Renda. Isso porquê, as declarações que caírem na malha fiscal não terão a restituição do imposto liberada no prazo.

Se você não tem restituição a receber, ou ainda está em dúvida se sua restituição está retida ou se apenas não foi liberada, é possível também conferir o estado da sua declaração no site do ECAC:

  • Acesse a página do ECAC e faça login usando seu código de acesso ou certificado digital;
  • Após acessar o sistema, no menu lateral esquerdo, clique em “meu imposto de renda”;
  • Em seguida, clique no item “processamento” na aba que abrir, e em seguida em “status de processamento”;
  • Escolha o ano que deseja conferir, e em seguida, confira o status da sua declaração do IRPF
  • Também é possível consultar através do item “pendências de malha”, para saber se existe alguma declaração retida de anos anteriores.

Retificação Imposto de Renda 2024

A Receita Federal entrega um programa online para a retificação da Declaração do Imposto de Renda 2024 após a primeira emissão. Esta ferramenta está disponível no site oficial da Receita Federal – siga as etapas abaixo para retificar:

  • Acesse o site da receita federal – economia.gov.br;
  • Na página exibida escolha o programa IRPF 2024 para o sistema operacional de seu computador. Baixe e instale o software;
  • Com o programa já instalado, siga abrindo-o e depois clique em abrir declaração;
  • Em seguida selecione a opção que pretende corrigir e clique em identificação do contribuinte;
  • Pressione em declaração retificadora e informe o número do recibo da declaração por corrigir – o número possui 12 dígitos e deve ser inserido sem os dados e pontos;
  • Agora basta fazer as correções em vista e por fim enviar o documento.

Como retificar DIRF 2024 online

Você não precisa preocupar-se com as longas filas verificadas no atendimento presencial para a correção da DIRF 2024, uma vez que a Receita Federal permite que os cidadãos tenham esse serviço por meio da internet sem precisar pagar nenhuma taxa adicional por isso.

Para retificar a DIRF de forma simples, rápida e segura via online, siga o passo a passo montando abaixo:

  • Primeiro entre no site ou portal e- CAC usando este link – receita.fazenda.gov.br;
  • Em seguida terás de acessar o sistema informando o seu CPF/CNPJ, código de acesso e senha, e depois clique em Avançar. Caso ainda não tenhas o código de acesso, clique na opção que diz “saiba como gerar o código de acesso”;
  • Agora clique na opção Declarações e demonstrativos;
  • Pressione em Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF);
  • Em seguida selecione o ano da DIRF que você pretende corrigir e depois clique em retificar declaração;
  • Feito isso, agora finalmente poderás confirmar e alterar os dados da declaração conforme for necessário.
5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *