Parcelamento IRPF 2022

Infelizmente a situação econômica do Brasil não tem sido uma das melhores nos últimos tempos, e esse cenário vem afetando as finanças pessoais dos cidadãos brasileiros. Por essa razão, o parcelamento IRPF 2022 é uma grande oportunidade para o pagamento aliviado do Imposto de Renda, já que mesmo sem ter o valor total do tributo, por esse caminho é possível quitar o imposto em parcelas acessíveis.

Ficou interessado nesse método de pagamento do Imposto de Renda 2022, então não deixe de saber já nos próximos tópicos como ele funciona.

Parcelamento IRPF 2022
Parcelamento IRPF 2022

Com funciona o Parcelamento IRPF 2022

Para começar entenda que o parcelamento está disponível somente para pessoas cujo tributo ultrapassa R$ 100,00. Todo o cidadão que for a optar por essa opção deve estar disposto a observar a quota de 1% e da Selic (Taxa Básica de Juros da Economia) que é aplicada ao valor do parcelamento.

Note que pelo fato da taxa Selic apresentar variações mensalmente, as parcelas também sofrem um reajuste todo o mês para estar de acordo com a taxa. Por isso, não existe um valor fixo que pode ser definido no pagamento das parcelas.

O prazo de pagamento de cada parcela precisa ser observado atentamente pelo contribuinte para que ele não falte no saldar do imposto.

Tabela de Juros do parcelamento IRPF 2022

Veja abaixo a tabela com os juros cobrados pela Receita Federal por que parcela o Imposto de Renda:

Quota Vencimento Taxa de juros aplicável para pagamento no prazo
1ª parcela ou quota única 29/04 _
31/05 1%
30/06 Taxa Selic de maio + 1%
29/07 Taxa Selic acumulada (maio e junho) + 1%
31/08 Taxa Selic acumulada (maio, junho e julho) + 1%
30/09 Taxa Selic acumulada (maio, junho, julho e agosto) + 1%
31/10 Taxa Selic acumulada (maio, junho, julho, agosto e setembro) + 1%
30/11 Taxa Selic acumulada (maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro)

Diferença entre o pagamento a Vista e Parcelado

Na hora de escolher a melhor forma para o pagamento do IRPF 2022 é mais do que necessário conhecer as diferenças entre o pagamento parcelado e a vista. Abaixo segue a lista com as principais diferenças entre essas duas modalidades:

  • Ao contrário do que ocorre no pagamento parcelado, no pagamento a vista não se nota a aplicação de Selic;
  • O parcelamento somente funciona em débito automático;
  • O parcelamento é uma opção disponível somente para instituições parceiras vinculadas e credenciadas pela própria Receita Federal;
  • No pagamento a vista apenas um único pagamento é feito, enquanto que quem parcela paga todo o mês com taxa.

Agora você já pode escolher a melhor opção tendo como base de analise as informações acima para regularizar a sua situação do Imposto de Renda o mais rápido possível.

Como pagar o IRPF parcelado

Depois de ter expressado a vontade de fazer o pagamento parcelado IRPF na própria declaração, em seguida o cidadão terá de usar o portal da Receita Federal para fazer a emissão da DARF online 2022 que serve como boleto para o pagamento do valor das parcelas.

Além desse site, também é possível usar o portal e-CAC 2022 para fazer a impressão do documento seguindo as etapas abaixo:

  • Primeiramente entre no site oficial do portal e-CAC;
  • Com a página completamente carregada, siga informando os dados solicitados para login;
  • Continue clicando na opção Meu Imposto de Renda;
  • Clique em pagamento e depois em consultar débitos;
  • Para termina emita a DARF do mês com parcelamento pendente.

Com a DARF 2022 em mãos agora você já poderá finalmente quitar o valor do parcelamento e aguardar pela cobrança da próxima parcela. Lembrando que a Receita Federal permite que os cidadãos façam a pagamento das parcelas restantes caso tenham o valor total disponível.

5/5 - (1 vote)

Deixar uma resposta