Malha Fina IR 2024: Como funciona? Consulte IR Aqui!

É bem comum que os contribuintes do Imposto de Renda fiquem com medo de cair na Malha Fina IR 2024, já que isso não é nem um pouco bom. Para quem ainda não sabe, malha fina é um termo usando para referir-se a situações em que o contribuinte faz a emissão da sua declaração do Imposto de Renda com erros e assim ela não é aceita pela Receita Federal.

Malha Fina IR 2024
Malha Fina IR 2024

O termo aplica-se tanto a pessoa física como jurídica, já que em ambos casos existe a chance de esquecer de informar dados que são solicitados na declaração do Imposto de Renda 2024.

Dessa forma, vale muito a pena conferir os próximos tópicos deste post para saber quais são os fatores que contribuem para isso e como você pode consultar a Receita Federal 2024 se caiu ou não na malha fina.

Como Funciona a Malha Fina IR

Bem, como mencionamos anteriormente, o contribuinte cai na malha fina IR quando por algum motivo ele não preenche corretamente a declaração do Imposto de Renda 2024. É durante o recebimento das declarações pela equipe da Receita Federal que as inconsistências são identificadas levando ao enquadramento do cidadão na malha fina 2024.

Note que não é apenas a omissão de dados que leva a malha fina, mas também o informe de dados errados. Isso porque a Receita Federal possui uma base de dados com informações dos contribuintes, e ao receber a declaração a entidade cruza os dados para ver se eles são falsos ou verdadeiros. Quando são detectadas inconsistências nas informações o cidadão cai direto na malha fina.

Quais Fatores Levam a Cair na Malha Fina IR

Como foi mencionado anteriormente, no geral, as omissões e informações incorretas podem levar a malha fina do IRPF 2024. No entanto, existem fatores específicos, ou seja, omissões ou falhas concretas na declaração que são capazes de gerar essa situação, como as mencionadas abaixo:

  • Falta de informações dos dependentes;
  • Falta de dados relacionados aos rendimentos do ano-calendário;
  • Falta de dados que dizem respeito a ganhos de renda variável (aplicável quando o contribuinte operou em bolsa de valores);
  • Falta de informe dos valores que o contribuinte recebeu dos Fundos de Aposentadoria Programada Individual (FAPI);
  • Diferença nas despesas médicas declaradas pelo contribuinte em relação as que constam nos recibos submetidos com a declaração;
  • Declaração de rendimentos na ficha de rendimentos de pessoas físicas sem fazer o abatimento de comissões e despesas relacionadas a alugueis;
  • Entre outros fatores.

Como saber se caí na malha fina 2024

Para tomar as devidas providências no caso de cair na malha fina 2024, é muito importante que o contribuinte seja capaz de saber o seu estado em relação a esta situação da declaração do Imposto de Renda.

Por isso, a Receita Federal permite que os cidadãos usem o seu site oficial para fazer essa verificação seguindo os passos seguintes:

  • Acesse o site oficial da consulta malha fina 2024;
  • Agora será preciso entrar os dados solicitados e depois clicar em Consultar;
  • Em seguida você será redirecionado a página da declaração de renda.
  • Se o sistema exibir uma mensagem informando que a Restituição IR 2024 não está liberada, isso quer dizer que a sua declaração caiu na malha fina.
5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *