Imprimir CPF 2024: Como Imprimir, Tirar CPF

O número do CPF é uma informação bastante requisitada no acesso de diversos serviços na esfera pública ou privada. No caso da Receita Federal, o CPF é solicitado quando o contribuinte entrega a Declaração do Imposto de Renda 2024. O mesmo ocorre durante a compra ou venda de um imóvel, onde é preciso ter o número do CPF para completar a negociação. Desta forma, é importante saber como imprimir CPF para ter essa informação sempre ao seu alcance. Pensando justamente nisso, neste post apresentamos todo o processo que você precisa seguir para consultar o CPF.

Imprimir CPF
Imprimir CPF

Como tirar CPF

Existem alguns pré-requisitos que devem ser observados antes da consulta do CPF pela internet. Primeiro é preciso que o cidadão tenha idade igual ou superior a 16 anos. Quem faz a consulta também precisa ter feito a inscrição no sistema – abaixo mostramos como você pode fazer a inscrição e consulta do CPF:

  • Acesse o site oficial da Receita Federal usando este link – fazenda.gov.br;
  • Preencha os campos em vazio com os dados solicitados;
  • Depois de verificar todas as informações digitadas no formulário, agora basta clicar em Enviar;
  • Se não houver nenhum erro, a sua inscrição será processada pela equipe da Receita Federal. Use o número de protocolo informado para acompanhar a sua inscrição;
  • Em caso de aceitação, siga acessando ESTE LINK e informando os dados solicitados na nova página.
  • Por fim, clique em Consultar que logo depois já será possível observar e imprimir o número do CPF.

Veja também como emitir outros documentos importantes para o contribuinte:

Imprimir CPF de contribuinte que nunca fez a declaração IRPF

Na consulta CPF existe um procedimento especifico que deve ser seguido por quem nunca fez a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2024). Adiantando que nesse tipo de situação será preciso usar senha ou acesso direto para imprimir, conforme demostra o passo a passo seguinte:

  • Acesse o site da Receita Federal – receita.fazenda.gov.br;
  • Continue inserindo o número do seu CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor;
  • Conclua a consulta clicando em Enviar para em seguida emitir o CPF.

Além desse método de acesso, para quem já possui o código de acesso direto, também é possível usá-lo para entrar no sistema. Para isso será preciso acessar ESTE SITE e digitar o seu CPF/CNPJ, o código de acesso direto e a senha cadastrada.

Imprimir CPF de Contribuinte que já apresentou declaração do IRPF

Cidadãos que se enquadram nesse grupo, ou seja, contribuintes que já apresentaram a declaração do Imposto de Renda 2021 Pessoa Física (IRPF), precisam imprimir o CPF por via do portal e-CAC de acordo o as etapas seguintes:

  • Primeiro entre no site do Portal e-CAC – receita.fazenda.gov.br;
  • Na tela que segue informe o número do seu CPF, código de acesso e senha. Quem tem um certificado digital pode usá-lo para acessar o portal;
  • Depois de usar um dos métodos de acesso mencionados na etapa anterior, clique em avançar. Na próxima tela já poderás conferir e imprimir o número do seu CPF.
5/5 - (3 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *