Extrato IRPF 2022: Consultar, Código de Acesso e-CAC

A Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física é muito importante para todos os cidadãos brasileiros que precisam declarar seus ganhos. Por isso, vale muito a pena consultar o extrato IRPF 2022 para conferir os detalhes da declaração enviada pelo contribuinte no passado, já que essas informações podem ajudá-lo a evitar erros cometidos nos anos anteriores. Ficou interessado em saber mais acerca do Extrato IRPF 2022, então não deixe de conferir os próximos tópicos do post e saiba detalhadamente como consultar esse documento.

Extrato IRPF 2022
Extrato IRPF 2022

Consulta Extrato IRPF

A tecnologia tem trazido grandes benefícios a humanidade, e uma delas pode ser notada bem mesmo na consulta extrato IRPF 2022. Por meio desse serviço os cidadãos interessados podem verificar os dados das declarações dos anos passados pela internet.

Para facilitar a emissão do documento, a Receita Federal disponibiliza o site do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC Receita Federao 2022). Além da consulta do extrato, nesse site os contribuintes também podem verificar pendências, emitir certidões, entre outros serviços que fazem toda a diferença no seu cotidiano.

Como consultar imposto de renda 2022?

Veja a seguir como utilizar o portal da Receita Federal para consulta do extrato do IRPF entregue. Além de dados sobre a declaração, o cidadão pode consultar informações sobre sua situação cadastral do CPF e andamento do processamento da sua declaração.

Confira como consultar a restituição do seu imposto de renda:

  1. Acesse a página da Receita Federal;
  2. Na lista de serviços, clique em “Consulta”
  3. Em seguida, digite seu número do CPF, data de nascimento e exercício que deseja consultar
  4. Complete o desafio da imagem e clique em consultar.

Pelo fato do aplicativo estar disponível na forma de portal, os interessados podem consultar o imposto de renda 2022 por via de qualquer dispositivo que tenha um navegador como o Chrome, Firefox ou Opera instalado.

Extrato IRPF 2022

Para ter o extrato do Imposto de renda 2022 você terá que seguir o passo a passo apresentado abaixo:

  • Entre no site oficial do e-CAC clicando NESTE LINK;
  • Assim que toda a página inicial for carregada, siga clicando na opção Gerar código de acesso para pessoa física;
  • Informe o seu CPF, data de nascimento e os caracteres na imagem. Depois clique em avançar;
  • Insira o número do seu recibo IRPF 2022 dos últimos anos (2008 e 2007);
  • Avance criando uma senha e clicado em Gerar código;
  • Feito isso, agora o portal exibirá um código que você precisa anotar. Em seguida clique em Acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC);
  • Ao ser redirecionado para o portal do e-CAC, informe o seu CPF, código de acesso e senha. Depois clique em Avançar;
  • Já com o acesso garantido, continue clicando na opção Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF). Essa opção é exibida no canto superior da coluna presente no lado esquerdo da página;
  • Por fim, escolha o ano da declaração e clique em extrato do processamento.

Extrato INSS para Imposto de Renda

Para emitir a declaração do imposto de renda pelo programa gerador da Receita Federal é preciso preencher o formulário com dados corretos. Declarações com informações incorretas podem cair na malha fina IR 2022 e gerar outras frustrações para o contribuinte.

Para emitir o seu extrato siga as etapas apresentadas a seguir:

  • Acesse a plataforma do Meu INSS – inss.gov.br;
  • Na página de login insira o seu CPF e senha. Para quem ainda não tem os dados de acesso, será preciso efetuar o cadastro;
  • Com o acesso já garantido, vá na opção serviços em destaque >> extrato de Imposto de Renda;
  • Na área do ano calendário, escolha o ano da do extrato. Em seguida já poderás conferir o documento na tela de seu computador e baixá-lo.

Contato Receita Federal

Em caso de dúvidas sobre a emissão do Extrato do Imposto de Renda, você pode entrar com a Receita Federal. Para isso, você pode utilizar o contato via telefone, pela internet, ou presencialmentente, em um dos postos de atendimento. Veja como:

  • Telefone: 0800 978 2338
  • Presencialmente: Confira AQUI onde encontrar o ponto de atendimento mais próximo da Receita;
  • Pela internet: Utilize a página do “Fale Conosco“, do próprio portal da Receita Federal.

Deixar uma resposta