Emitir DARF IRPF 2024: Programa de Cálculo e Emissão

Durante a vida do trabalhador existe a necessidade de fazer o pagamento de contribuições, impostos e taxas devidas a Receita Federal. Para facilitar a vida dos contribuintes, o governo disponibiliza o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para que a pessoa física quite todas essas obrigações. Para que você não perca o prazo estabelecido para essa obrigação, neste post trazemos as informações que precisas ter em mente na hora de emitir DARF IRPF 2024.

Emitir DARF IRPF 2024
Emitir DARF IRPF 2024

Conheça também a DIRF 2024.

Quem deve emitir DARF

Em geral, a emissão da DARF deve ser feita por todos os cidadãos que precisam quitar suas obrigações fiscais. Note que a DARF é necessária para que o contribuinte apresente a contribuição que não foi retida na fonte, e isso ocorre principalmente no caso de quem aufere de uma renda variável.

Por isso, é preciso que os investidores que negociam na bolsa de valores façam a emissão deste documento, uma vez que as transações feitas nessa plataforma observam retenção de apenas 1% sobre o valor dos rendimentos conseguidos. O restante do valor precisa ser declarado por meio da DARF. O mesmo também vale para proprietários de imóveis alugados.

O que pode ser pago através do DARF online

A emissão da DARF IRPF 2024 pode ser utilizada para quitar diversos tributos, incluindo o Imposto de Renda 2024 sobre ganho de capital.

Veja abaixo a lista dos principais tributos que podem ser pagos através da guia de pagamento:

Como emitir DARF IRPF 2024 Pessoa Física

Como já foi dito em tópico anterior, existem circunstâncias em que a pessoa física precisa fazer a emissão da DARF Online 2024 ou pelo aplicativo disponibilizado pela Receita. Sendo que para emitir o documento basta seguir as etapas exibidas, logo abaixo:

  • Primeiro reúna todas as notas de corretagem das operações realizadas que geram renda variável não retida na fonte. Pegue o valor da venda e subtrai nele os custos, que o resultado é o valor liquido;
  • Em seguida acesse o site do Silcalcweb para emitir a DARF. Note que será preciso informar dados de identidade, data de referência e valor por pagar.
  • Depois de ter emitido o documento, você terá que fazer o pagamento antes que o mesmo expire.

Como fazer Emissão da DARF Parcelada

Quem não tem condições de fazer o pagamento integral do valor devido por meio da DARF, a Receita Federal 2024 possibilita a emissão do documento de forma parcelada. Fazendo o pagamento dessa forma você evita a multa de 0,33% por dia aplicada no caso de atraso no cumprimento do prazo estabelecido.

Para emitir a DARF parcelada siga o passo a passo seguinte:

  • Primeiro acesse o site oficial do Portal REGULARIZE;
  • Quando a página estiver aberta continue clicando na opção Pagamento >> emitir DARF/DAS parcial ou integral;
  • Em seguida informe o seu CPF e o número de inscrição;
  • Por fim clique em Emitir DARF parcial;

Feito isso, salve o documento e imprima-o para fazer o pagamento numa agência bancária, casa lotérica ou canal de autoatendimento.

DARF em Atraso

Quando o prazo estabelecido para o pagamento da DARF já emitida caducar, o contribuinte não terá mais como usar esse documento para quitar o imposto. Nesse tipo de situação será preciso acessar o site oficial do silcalcweb para emitir a DARF atualizada.

O pagamento do documento de arrecadação atualizado por ser feito numa agência bancária, casa lotérica ou internet banking.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *