Emissão de DARF Online 2022: Programa de Cálculo e Emissão

O recebimento dos benefícios entregues pela previdência social depende bastante do cumprimento do período de contribuição. Dessa forma, é importante saber fazer a emissão de DARF online 2022, uma vez que este documento é usado para efetuar o pagamento das contribuições exigidas e muito mais.

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) funciona como uma espécie de boleto para o pagamento de tributos, contribuições e taxas à Receita Federal.

Emissão de DARF Online 2022
Emissão de DARF Online 2022

Tipos de DARF

Apesar da Darf servir para o pagamento das contribuições ao PIS, este documento também pode ser utilizado para outros fins, os quais originam os seguintes tipos de DARF:

  • Simples – esse tipo de DARF serve especificamente para pessoas jurídicas classificadas como micro ou pequenas empresas que optaram pelo Sistema Simples, o qual unifica todos os impostos federais(contribuições para a seguridade social, COFINS, PIS, Imposto de renda 2022 e outros);
  • Comum – serve para pessoas físicas ou jurídicas, e ele pode ser usado para o pagamento de impostos federais. Por exemplo, você pode usar o documento para o recolhimento de tributos pelos investidores.

O que pode ser pago através do DARF online

Como citado anteriormente, o contribuinte pode emitir DARF Online 2022 para realizar o pagamento de diversos tributos diferentes.

Veja a seguir os principais tributos que podem ser quitados através da emissão da guia de pagamento:

Emissão de Darf Online 2022

Felizmente a emissão da DARF 2022 pode ser feita por meio da internet de forma bem rápida e simples. No entanto, antes de iniciar o próprio processo de emissão é preciso juntar as notas de corretagem de todas as operações realizadas. Também é preciso calcular o valor de venda subtraindo os custos na renda total.

Tendo todas as notas em mãos, continue com a emissão online do documento seguindo as etapas exibidas, logo abaixo:

  • Entre no site oficial do Sicalcweb da Receita Federal usando ESTE LINK;
  • Em seguida continue informando os dados que são solicitados nos campos em vazio (identificação do contribuinte, valor a ser pago e data de referencia);
  • Note que no campo de código da receita é preciso entrar o número 6015 no caso de pessoas físicas e 3317 para pessoas jurídicas;
  • Com o documento já emitido, faça o pagamento do valor indicado na DARF num dos bancos arrecadadores da Receita Federal.

Valendo lembrar que em caso de atraso no pagamento do valor da Darf, o cidadão poderá verificar uma multa de 0,33% por cada dia de atraso até o limite de 20%.

Programa Gerador da Darf Online

A Receita Federal disponibiliza um programa do IRPF 2022 para o cálculo e impressão da Darf por via da internet. Para emitir ainda hoje o documento você precisará de seguir o passo a passo apresentado, logo abaixo:

  • Comece por acessar o site oficial da receita federal por este link – economia.gov.br;
  • Com a página já carregada, continue clicando na opção correspondente ao tipo do documento desejado – para pessoa física ou jurídica;
  • Em seguida será exibida uma lista com opções, na secção Geração e impressão do DARF escolha a opção que melhor se adequa ao seu caso;
  • Em seguida será preciso informar o CPF e data de nascimento (no caso de pessoa física). Use o CNPJ no caso da pessoa jurídica.

Deixar uma resposta