Consulta Imposto de Renda 2022

Através da consulta Imposto de Renda 2022 é possível saber se você tem direito à restituição ou não, que é um valor devolvido para aqueles que tiveram o desconto direto da folha de pagamento. Por essa razão, a consulta Imposto de Renda 2022 se torna extremamente importante, mas que gera muitas dúvidas e questionamentos. Afinal, nem todos sabem exatamente como fazê-la.

Assim sendo, como uma forma de sanar todas as dúvidas, abaixo estão todas as informações necessárias e relevantes referentes a consulta Imposto de Renda. Confira tudo abaixo!

Consulta Imposto de Renda 2022
Consulta Imposto de Renda 2022

Consulta Imposto de Renda 2022

O Imposto de Renda 2022 é um tributo pago todos os anos obrigatoriamente por aquelas pessoas que possuem uma renda superior a R$ 28.559,70, o que significa que é destinado para aqueles que tem uma renda mensal acima de R$ 2.400,00 em média.

Dessa maneira, após feita a declaração, é possível realizar a consulta do Imposto de Renda para saber se você caiu na malha fina 2022, por exemplo.

Além disso, após um tempo, a consulta também é válida para saber se você tem direito à restituição do Imposto de Renda 2022. Nesse caso, normalmente, os primeiros a receberem são:

  • Idosos com idade acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 a 79 anos;
  • Contribuintes que tenham alguma deficiência física ou mental;
  • Contribuintes que tenham a fonte de renda oriunda do magistério.

Diante disso, a consulta se faz realmente necessária e garante que você saiba como está a sua situação perante a Receita Federal.

Em razão disso, saber como realizar essa consulta é extremamente importante.

Como Consultar o Imposto de Renda?

Para consultar problemas e assim saber se você caiu na malha fina, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Entre no site oficial, só clicar aqui e você será destinado para lá;
  • Preencha os dados solicitados;
  • A ferramenta informa os problemas que precisam ser corrigidos através de uma declaração retificadora.

Além dessa forma de consulta Imposto de Renda você pode ligar para o número 146 ou acessar o aplicativo da Receita Federal, que está disponível para Android e IOs.

Consulta Restituição Imposto de Renda

Caso não saiba, a restituição do IRPF 2022 é referente a devolução de um valor pago a mais ou a menos para a Receita Federal durante o ano base.

Por esse motivo, se na entrega da declaração for visto uma diferença positiva, isso quer dizer que você precisa pagar o restante do tributo.

Em contrapartida, se for negativa, significa que existe saldo a receber, logo você recebe uma determinada quantia na conta poupança ou corrente.

Dessa maneira, toda pessoa que faz a declaração de Imposto de Renda 2022 tem direito à restituição, desde que exista saldo a ser recebido, é claro.

Com isso em mente, se você deseja fazer a consulta da restituição, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Entre no site oficial da Receita Federal, só clicar aqui e você será direcionado para lá;
  • Em seguida informe seu CPF, data de nascimento, exercício, digite os caracteres e clique em “avançar”;
  • Feito isso, você terá as informações úteis referentes a restituição.

 

5/5 - (2 votes)

Deixar uma resposta