Como Declarar Imposto de Renda MEI 2022?

Todo ano é sempre a mesma coisa e surge a mesma dúvida habitual: como declarar imposto de renda MEI 2022 (Microempreendedor Individual)? Aliás, alguns até se perguntam: mas MEI precisa fazer a declaração?

Portanto, fica evidente que se trata de um assunto que desperta várias dúvidas e questionamentos, em especial focando-se nos microempreendedores.

Em razão disso, como uma forma de sanar as perguntas, abaixo está tudo que você precisa saber como declarar imposto de renda MEI 2022 e as demais informações importantes sobre esse assunto. Confira!

Como Declarar Imposto de Renda MEI 2022
Como Declarar Imposto de Renda MEI 2022

MEI precisa fazer declaração de IRPF?

É importante começar entendendo que nem todo MEI precisa obrigatoriamente declarar o imposto de renda, uma vez que tudo depende dos rendimentos que o seu negócio obteve, tendo como referência o ano base.

Como se sabe, existe um limite, onde quem ganhou anualmente até R$ 29.123,70 não é obrigado a fazer a declaração do imposto de renda.

No entanto, se o valor ultrapassar essa quantia, o MEI, obrigatoriamente, deve fazer a declaração MEI 2022.

Porém, nesse caso, é necessário compreender que nem todo lucro que um negócio obtém é visto como tributável, pois alguns podem não ser vistos como tal, a depender, é claro, da atividade que a sua empresa exerce.

✔ Veja mais detalhes sobre como declarar seus impostos e ficar em dia com o fisco:

Sendo assim, é necessário que o MEI fique atento as alíquotas da isenção. Veja abaixo de acordo com a empresa:

  • 8% de alíquota: para o setor de transporte, comércio e indústria;
  • 32% de alíquota: para serviços;
  • 16% de alíquota: para a área de transporte de passageiros.

Com essas informações, se uma empresa atua no setor de transporte de passageiros, por exemplo, 16% dos seus lucros não precisam ser declarados e os demais devem ser. Simples assim!

No mais, é válido citar que além da declaração de imposto sendo MEI, o dono da empresa ainda pode fazer a declaração de pessoa física.

Como declarar Imposto de Renda MEI 2022?

Se você é MEI e precisa declarar o imposto de renda 2022, mas não sabe exatamente como proceder, veja abaixo como fazer:

  • Acesse o Portal do Empreendedor, é só clicar aqui e será direcionado para lá;
  • Em seguida, digite o CNPJ da empresa;
  • Escolha o ano base da declaração;
  • Informe a renda bruta da empresa;
  • Informe novamente da renda bruta do seu negócio com serviços e Indústria e Comércio;
  • Na tela seguinte, verifique todos os pagamentos do MEI para Receita Federal. Caso exista algum em aberto, faça a emissão da guia e realize o pagamento.

Para mais detalhes sobre a declaração, confira o vídeo abaixo:

Como declarar renda informal no IRPF?

  • Os autônomos e informais também devem fazer a declaração de renda IRPF 2022, mas desde que se enquadre na remuneração correspondente a R$ 28.559,790 por ano.

Logo, se você é informal e percebeu que deve fazer essa declaração, é necessário saber como realizar o procedimento de modo correto.

  • Se recebeu valores de pessoas físicas, por exemplo, é preciso declará-los em “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física/exterior”.
  • Todos os meses é necessário recolher o imposto através do carnê leão, o programa que realiza o cálculo do tributo e emite a guia de pagamento.

Então, no momento que você for fazer a declaração, basta importar os dados que estão no carnê. Simples assim!

Deixar uma resposta